Desporto2

Para quem realmente gosta de desporto e vibra com ele.

domingo, maio 11, 2008

Técnica de Crawl frente

Crawl
O crawl, também conhecido por estilo livre, por ser o estilo de escolha nas provas de estilo livre, foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen.
Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”). As pernas fazem uma espécie de pontapés agitados, num movimento alternado para cima e para baixo desde as ancas, com as pernas relaxadas, os pés e os dedos esticados para baixo. Enquanto se dá uma braçada, as pernas movimentam-se quatro a oito vezes.
A respiração é muito importante neste estilo. Deve-se respirar uma vez inteira por cada ciclo de movimento de braços. O nadador inala pela boca, ao virar a cabeça para o lado, quando o braço vai a passar, e exala debaixo de água, quando o outro braço avança.
No batimento das pernas intervêm os músculos quadricípites, os adutores e posteriores da perna. Quando os braços estão na fase de tracção utilizam-se o peitoral e o grande dorsal, mas quando estão na fase de impulso solicita-se mais o tricípite braquial.
Os abdominais e os músculos do baixo dorso servem como fixadores.

retirado de: members.fortunecity.com/rui_nuno_carvalho/natacao.html

quinta-feira, maio 01, 2008

BTT e algumas modalidades

Street
Todo o tipo de manobra feita em terreno urbano.

Trial
Bikes normalmente sem selim e com forqueta rigida. Pode ser praticado em qualquer ambiente natural ou artificial e consiste em levar a bicicleta a qualquer lugar. Mesmo!

Four Cross/Dual Cross (4X/2X)
Corrida entre 4 (4X) ou 2 (2X) atletas ao mesmo tempo numa pista com relevês, duplos "lomba", por vezes alguns drops (pequenos) e curvas planas.

Dirt Jump
Fazer manobras em duplos de dirt.

XC ou Cross Country
Consiste em fazer descidas leves e não muito técnicas e subidas moderadas. Cursos até 100mm e quando existe amortecedor normalmente é a ar.

Uphill
No Uphill as bicicletas são extremamente leves e não possuem amortecedor. Podem usar forqueta rigida ou uma suspensão não maior que 60 mm. Consistem apenas em subidas.

All-mountain ou Freeride light
Trilhos difíceis com descidas, alguns (não muitos) saltos e pequenos drops, mas onde também é importante pedalar e subir sem problemas.
A partir daqui as bicicletas começam a descer melhor que subir. A geometria das bicicletas desta categoria é para descer, possuem cursos "generosos" e materiais resistentes mas leves.


Enduro
Junção de XC e All-Mountain.Distâncias médias (mais ou menos 30Km) com subidas, descidas, trilhos técnicos, lama, etc.
Bicicletas que tentam ser o mais leve possível, com amortecedor, normalmente a ar para ser mais leve e suspensões até 140mm.


Avalanche
Downhill colectivo, ou seja, em vez de ir uma pessoa de cada vez vão todas de uma vez.


Freeride
Descer, saltar e dropar com segurança e ainda com algum "pedal".


Downhill

Descer o mais rapidamente possível.


Extreme Freeride
Drops e saltos gigantescos. Bicicletas super reforçadas no quadro e componentes à prova de bala.

Retirado de conceito-biker.blogs.sapo.pt